Dra. Bruna Gomide – Oftalmologista
CRM SC 25878 – MG 50533 – RQE 16406
Equipamentos com tecnologia de ponta e profissionais qualificados para precisão diagnóstica que garante melhores resultados e segurança na escolha da conduta mais adequada para o tratamento. Conheça abaixo os exames realizados pela Clínica Novo Olhar.
Segunda a Sexta, das 08h às 18h
Exame simples e similar ao exame de acuidade visual que serve para avaliar o potencial de visão retiniana, excluindo possíveis baixas de acuidade visual devido opacidades e irregularidades de meios. Faz-se com óculos estenopeico (furinhos) onde se tenta atravessar áreas em que a visão está prejudicada devido a presença de opacidades. Muito útil em pacientes candidatos à cirurgia de catarata (para estimar como ficará a visão após a cirurgia de catarata).
É um exame realizado em triagem antes da consulta, que de forma aproximada quantifica o erro refracional (miopia; hipermetropia; astigmatismo) do paciente. Com este resultado aproximado, o médico tem uma referência para aferição do grau final, através do refrator manual, na consulta oftalmológica.
Exame realizado em consultório para verificar o alinhamento ou desvio ocular em todas as posições do olhar, como também das alterações da musculatura dos olhos.
É um estudo topográfico da superfície anterior do olho que permite o estudo de distorções da córnea. É indicado em casos de ceratocone, degeneração marginal pelúcida, cirurgias refrativas, planejamento de incisão na cirurgia catarata, adaptação de lente de contato e avaliação de irregulares e cicatrizes corneanas. É importante evitar o uso de lentes de contato pelo menos 48h antes da realização deste exame.
O exame de curva tensional diária é realizado para o estudo do comportamento da pressão ocular durante o dia. Este procedimento necessita de um período prolongado de disponibilidade do paciente, pois se verifica a pressão ocular de duas em duas horas, iniciando, geralmente as 8 da manhã e finalizando as aferições as 16 ou 18 horas da tarde.
É um exame realizado em consultório em que se analisa o ângulo da câmara anterior do olho, onde o humor aquoso é drenado. Especialmente útil em diagnóstico e o acompanhamento de algumas enfermidades oculares, principalmente o glaucoma.
A tonometria é um exame realizado na consulta oftalmológica no qual se verifica a pressão intra-ocular, importante para o diagnóstico do glaucoma.
Exame onde é realizada a avaliação de percepção de cores, indicado na investigação de comprometimento visual em alterações oculares genéticas como daltonismo ou adquiridas como toxicidade medicamentosa.
O mapeamento da retina é um exame geralmente realizado durante consulta oftalmológica, em que todo o fundo do olho e suas estruturas são avaliados pelo médico oftalmologista após a dilatação da pupila com colírios. Pode ser feito com oftalmoscópio binocular indireto através de lentes da lâmpada de fenda.
É um exame realizado em consultório que avalia as funções sensório-motoras do olho. Indicado para avaliação de distúrbios da motilidade ocular, estrabismos e queixas de visão binocular.
É um exame que utiliza um feixe focalizado de ultrassom para medir a espessura da córnea. É solicitado com frequência em casos de pré e pós-operatórios de cirurgias que envolvam a córnea e em casos de glaucoma. Se o paciente for usuário de lentes de contato, é importante ficar se o uso das mesmas por pelo menos uma semana antes da realização do exame.
Refração com cicloplegia é a aferição do grau do paciente com a paralisia da musculatura ciliar ocular, que resulta na perda de acomodação visual. É realizada com uso de colírios cicloplégicos (que paralisam e dilatam as pupilas) pelo médico oftalmologista durante a consulta em algumas situações.
É um exame rápido e indolor em que são feitas documentações fotográficas, em alta resolução, do fundo do olho. É indicado para controlar progressões das patologias de disco óptico, coróide e retina. Para este exame pode ser necessária a dilatação das pupilas, dependendo do equipamento.
As lentes de contato se constituem em um corpo estranho dentro do olho, e em caso de má orientação, podem causar danos para a visão de modo que a segurança de seu uso depende da supervisão do oftalmologista. Por isso, quando o paciente deseja ou precisa usar lentes de contato, é ideal que faça o teste de lente de contato, onde serão avaliadas as condições da córnea para a indicação da lente que tenha parâmetros e materiais que sejam confortáveis e que não tenham risco de lesionar a córnea do paciente.
Seja você também paciente da Dra. Bruna e teste um Novo Olhar sobre sua saúde ocular
Desenvolvido por: L5 Agência Digital 🚀
Esta pagina é restrita exclusivamente para membros em
treinamentos da clínica Novo Olhar.